Conheça Quem Somos
#DespertaCremesp

Uma mobilização, a partir de uma construção coletiva de ideias, que busca resgatar o papel do Conselho Regional de Medicina de São Paulo na sociedade, em defesa da ética, bioética, transparência e responsabilidade social. Queremos dialogar com a sociedade, com as médicas e médicos e juntos construir um Cremesp igualitário e comprometido com o direito à saúde e construção do SUS.
Ademir Campos Júnior

Ademir Campos Júnior

Formado pela Universidade São Francisco em Bragança Paulista, médico do SAMU Limeira e Bragança Paulista, instrutor do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Bragança desde 2012, fundador da Liga de Urgências e Emergência da Universidade São Francisco. Foi diretor técnico SAMU Bragança e instrutor Núcleo de Educação Permanente SAMU Limeira.
Ademir Lopes Júnior

Ademir Lopes Júnior

Formado pela FMUSP, residência em Medicina de Família e Comunidade pelo HC FMUSP, médico assistente no Centro de Saúde - Escola do Butantã da FMUSP. Foi diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, membro da câmara técnica de MFC do Cremesp e diretor do Simesp.
Alain Gabbai

Alain Gabbai

Formado pela Escola Paulista de Medicina, residência em Neurologia, mestrado, doutorado e livre-docência na Escola Paulista de Medicina. Foi “Clinical and Research Fellow” na Harvard University, Massachussets General Hospital, professor de neurologia na Escola Paulista de Medicina, professor Titular e Chefe da Disciplina de Neurologia da Escola Paulista de Medicina. Pesquisador Clínico no Hospital
Angelo Sarti

Angelo Sarti

Ginecologista, Obstetra, formado pela FMRP-USP. Foi diretor presidente da Sermed, diretor clínico do Hospital Neto Campelo e delegado superintendente do Cremesp.
Caio Rosenthal

Caio Rosenthal

Infectologista, residência no HCFMUSP, médico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, médico da enfermaria de Moléstias Infecciosas do Hospital do Servidor Público Estadual, jurado para distribuição de bolsas para jovens feministas na Fundação MacArthur por seis anos. Atual conselheiro do Cremesp.
Cid Gusmão

Cid Gusmão

Oncologista Clínico pela Faculdade Gama Filho, residente pelo INCA, foi presidente da Sociedade Paulista de Oncologia Clínica e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. É membro do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês, Hospital 9 de Julho e do Hospital Santa Catarina.
Cleber Firmino

Cleber Firmino

Médico formado pela Escuela Latinoamericana de Medicina e aprovado no processo de Revalidação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Atua em saúde mental na atenção primária no município de São Paulo. Membro da Uneafro Brasil, membro do Fórum do Genocídio e do Quilombo da Saúde do Aparelha Luzia.
Davi Rumel

Davi Rumel

Formado pela FMUSP, médico Sanitarista, professor da Faculdade de Medicina da Faculdade Municipal de São Caetano do Sul e membro do Instituto e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Foi diretor adjunto da Anvisa na área de medicamentos.
Debora Medeiros

Debora Medeiros

Médica formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Psiquiatra na cidade de São Paulo, mestranda em Saúde Coletiva na Unicamp e membro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de São Paulo (CONED-SP).
Delzi Gôngora

Delzi Gôngora

Formada pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), bacharel em direito pela Faculdade de Direito Riopretense, mestre em Doenças infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo, professora adjunta da Famerp em Infectologia. Foi médica do ambulatório Municipal de Hepatites Virais de São José do Rio Preto.
Edith Di Giorgi

Edith Di Giorgi

Pediatra, com formação e residência na PUC Sorocaba. Foi diretora de atenção e vigilância em saúde da Secretaria de Saúde, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Sorocaba, secretária da Juventude do município. Também foi vice-prefeita e secretária de desenvolvimento social de Sorocaba entre 2013 a 2016. Professora de Medicina Social e Comunitária (prática de atenção à saúde) na PUC Sorocaba desde 2007.
Eduardo Bin

Eduardo Bin

Cirurgião Geral e Gastroentereologista, membro do corpo clínico do Hospital São Paulo de Ribeirão Preto. Foi diretor da Unimed-RP, diretor clínico do Hospital Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto e atual conselheiro do Cremesp.
Ella Triumpho

Ella Triumpho

Médica formada na UNESP de Botucatu, com especialização em Medicina Preventiva e do Trabalho, doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, ex-consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) para a área técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde.
Emmanuel Burdmann

Emmanuel Burdmann

Médico Nefrologista, professor associado da disciplina de Nefrologia da FMUSP, presidente da Comissão de Pós-Graduação da FMUSP, vice-chefe do departamento de Clínica Médica da FMUSP e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia.
Enis Silva

Enis Silva

Médico Anestesista, residência em Clínica Medica no Hospital Naval Marcílio Dias, residência e especialização em Anestesia pela FMUSP, presidente da Comissão de Ética do Hospital Sírio Libanês, vice-presidente da Fundação Para Segurança do Paciente. Foi diretor Científico e presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo.
Flora Goldemberg

Flora Goldemberg

Formada na Faculdade na Faculdade de Medicina da USP e residente de Infectologia no HC FMUSP. Foi presidente do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz em 2013.
Geraldo Duarte

Geraldo Duarte

Professor titular da FMRP-USP, membro do corpo clínico do Hospital das Clínicas da FMRP-USP. Foi diretor do Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e é delegado do Cremesp.
Gerson Salvador

Gerson Salvador

Formado pela FMUSP, médico assistente do Pronto-Socorro do HU-USP, Infectologista do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas da FMUSP. Foi presidente da Associação dos Médicos Residentes da Faculdade de Medicina da USP (Amerusp), diretor da Associação dos Médicos Residentes do Hospital das Clínicas (Ameresp) e diretor do Simesp. Editor do livro “O que os médicos precisam saber sobre os seus direitos” e autor do livro “O pior médico do mundo”.
Guilherme Messas

Guilherme Messas

Graduado, mestre, doutor e pós-doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP. Professor e coordenador do programa de Duplo Diagnóstico em Álcool e Outras Drogas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, SP. Membro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e Álcool de São Paulo e do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo. Partner of the Collaborating Center for Values-Based Practice in Health and Social Care, St Catherine´s College, Oxford. Member of the Section of Philosophy and Humanities in Psychiatry da World Psychiatric Association.
Heloysa Liberatori

Heloysa Liberatori

Médica formada pela UNISA, residência pelo HCRP-USP, médica do programa de DST-AIDS de Araçatuba, médica da Vigilância Epidemiológica Municipal. Trabalhou como médica assistente no HCRP-USP, e como consultora do Instituto Nacional de Luta Contra a SIDA, do Ministério da Saúde de Angola.
José Fernando Casquel Monti

José Fernando Casquel Monti

Formado pela Unesp Botucatu, Sanitarista e Infectologista, mestre em Doenças Tropicais e Doutor em Saúde Coletiva, médico do Instituto Lauro de Souza Lima (Bauru-SP) e professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente colaborador do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Foi diretor Superintendente do Hospital Unimed de Bauru, secretário Municipal de Saúde de Bauru e presidente do COSEMS-SP e do CONASEMS.
Karina Barros Calife Batista

Karina Barros Calife Batista

Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE), mestre e doutora pela FMUSP. Professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Foi coordenadora Regional de Saúde Sudeste de São Paulo e coordenadora da Atenção Básica do Município de São Paulo. Foi Coordenadora de Saúde da Mulher do Estado de São Paulo.
Luis Yu

Luis Yu

Médico formado pela PUC Sorocaba, residente e doutorado em Nefrologia pela FMUSP. Pós-doutorado pela Universidade do Colorado, EUA. Professor Associado Livre Docente da FMUSP. Coordenador Geral da COREME FMUSP de 2006-2014. Atual Presidente da Comissão de Pós-graduação em Nefrologia da FMUSP. Ex-presidente da Sociedade de Nefrologia de São Paulo. Ex-tesoureiro da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Atual Delegado do Cremesp.
Marco Akerman

Marco Akerman

Professor titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, médico e especialista em Saúde Pública e Medicina Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Gestão Hospitalar para o Setor Público pela Fundação Getúlio Vargas, Mestrado em Planejamento e Financiamento do Setor de Saúde e PhD em Epidemiologia e Saúde Pública, pela Universidade de Londres, especialista em Ativação de Mudanças na Graduação de Profissionais de Saúde pela FIOCRUZ, livre-docente pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Foi professor titular de Saúde Coletiva e vice-diretor da FMABC. É coordenador do GT de Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável e presidente do Cepedoc Cidades Saudáveis.
Marcos Boulos

Marcos Boulos

Coordenador de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e professor da Faculdade de Medicina da USP. Foi diretor da Faculdade de Medicina da USP e Diretor Clínico do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é conselheiro do Cremesp..
Marcos Caseiro

Marcos Caseiro

Médico pelo Centro Universitário Lusíada, médico do Exército Brasileiro, residência Médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias no Hospital Emílio Ribas, mestrado em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo e doutorado em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo, professor doutor do Centro Universitário Lusíada e professor doutor de pós-graduação em Direito e Saúde da Universidade Santa Cecília.
Maria Auxiliadora Frazão

Maria Auxiliadora Frazão

Oftalmologista, doutora em Oftalmologia pela FMUSP, diretora do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, professora da Santa Casa de São Paulo, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e coordenadora da Comissão de Ensino do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, membro da Academia Americana de Oftalmologia.
Maria Cristina Pereira Lima (Kika)

Maria Cristina Pereira Lima (Kika)

Médica Psiquiatra e vice-diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp). Mestre pela FCM-Unicamp, doutora pela FMUSP, pós-doutora na Universidade de Toronto e livre docente da Faculdade de medicina de Botucatu (Unesp).
Maria Luiza Moretti

Maria Luiza Moretti

Formada pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, professora titular de Infectologia da FCM UNICAMP. Foi diretora Clínica do Hospital de Clínicas da UNICAMP, presidente da Sociedade Paulista de Infectologia e coordenadora da Comissão de Pesquisa da FCM UNICAMP.
Mauro Aranha

Mauro Aranha

Médico psiquiatra pela FMUSP e mestre em Psiquiatria pela FMUSP, mestre em Filosofia pela Faculdade de Filosofia do Mosteiro de São Bento. Foi assistente técnico em Saúde Mental do Ministério Público do Estado de São Paulo, presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas. Foi presidente do Cremesp e atualmente é conselheiro da instituição.
Michelle Samora de Almeida

Michelle Samora de Almeida

Médica pela Universidade Federal de São Paulo, especialista Sociedade Brasileira de Cancerologia Clinica, doutora em oncologia pela UNIFESP, professora e preceptora da residência de Oncologia / UNIFESP e membro da Sociedade Europeia de Ginecologia Oncologica (ESGO).
Norma Grunspun

Norma Grunspun

Médica pela FMUSP, residência em Hematologia e hemoterapia. Foi do corpo clínico do Hospital Universitário, do corpo clínico do departamento de oncologia da FMUSP. Membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein.
Osvaldo Takayanagui

Osvaldo Takayanagui

Médico Neurologista, professor da FMRP-USP. Foi diretor científico da Academia Brasileira de Neurologia e diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
Paulo Saldiva

Paulo Saldiva

Médico e residente em Patologia Humana FMUSP, doutor em Patologia. Foi professor titular do Departamento de Patologia, chefe do departamento das Divisões de Anatomia Patológica (HC e INCOR) e Patologia Clínica (HC), chefe do Serviço de Necropsia do Departamento de Patologia, presidente da Comissão de Pesquisa da FMUSP. Pró-reitor adjunto de Pesquisa da USP, em 2000. Visiting Scholar no departamento de Saúde Ambiental da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard. Membro do Scientific Advisory Committee World Meteorological Society.
Reginaldo Boni

Reginaldo Boni

Nefrologista pela UNESP Botucatu. Foi colaborador no Hospital do Rim e Hipertensão e na Central de Transplantes de São Paulo. Foi coordenador de Transplantes na Espanha junto ao Hospital Clínic de Barcelona. Foi diretor da Organização de Procura de Orgãos da Santa Casa de São Paulo e Hospital das Clínicas de Botucatu. Atualmente, desenvolve programas de capacitação profissional no processo de doação e transplante de órgãos e tecidos na Life's Donor e no Donation and Transplantation Institute (DTI).
Reinaldo Ayer

Reinaldo Ayer

Formado pela Unesp Botucatu. Professor de Bioética da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do Curso de Especialização de Bioética da FMUSP. Atualmente também é conselheiro do Cremesp.
Roberto de Queiroz Padilha

Roberto de Queiroz Padilha

Mestre em Saúde Publica pela FSP/USP, doutor em Medicina pela Unifesp, professor da UFSCar. Foi diretor da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio Libanês.
Rosangela Bombonato

Rosangela Bombonato

Médica Oftalmologista com resistência na FAMERP e Acupunturista com títulos de especialista pela AMB. Diretora Clínica do HD- Rede Hora Certa Flávio Giannotti em São Paulo.
Rubens Fichelli Júnior

Rubens Fichelli Júnior

Médico pela Famema. Foi diretor de Comitês da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), presidente da Associação Brasileira de Reconstrução Óssea ASAMI e coordenador do Serviço de Reconstrução Óssea da PUC - Campinas.
Vagner Guerrero Rinaldo

Vagner Guerrero Rinaldo

Graduação em medicina e odontologia pela USF (Universidade São Francisco), pós-graduado em cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Nutrologia e Endocrinologia. Clínico geral na Rede Básica de Saúde de Sorocaba. Foi secretário municipal de Saúde de Sorocaba em duas gestões, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Sorocaba e coordenador Geral da Urgência e Emergência do município.